Sistemas Administrativos
Escola de Engenharia de São Carlos
SET Viga armada para pontes de madeira
Documento Mestrado
Área Estruturas de Madeira
Data da defesa 29/05/1981
Autor LOGRADO, Paulo Afonso Sampaio
Orientador HELLMEISTER, João Cesar
Português
Título Viga armada para pontes de madeira
Resumo
Num estudo preliminar de sistemas de tabuleiro a viga armada foi considerada como uma boa opção para o projeto de pontes de madeira. Este estudo desenvolveu-se em três etapas: a) escolha e cálculo do esquema da viga armada; b) projeto preliminar de pontes rodoviárias com vigas armadas de madeira, tendo uma ou duas faixas, para caminhões pesados (classe 36 - aBNT); c) experimentação estrutural em modelo tamanho reduzido. O cálculo dos esforços e das Linhas de Influência foi desenvolvido através do Processo dos Esforços. Após a escolha do sistema de tabuleiro da ponte, segue-se à otimização da distribuição das vigas. O anteprojeto foi feito através de um método simplificado de cálculo. Todos os detalhes foram cuidadosamente verificados. Foram usados postes tendo 30cm de diâmetro médio. O vão das vigas foi calculado em função deste diâmetro, das características geométricas dos sistema e da resistência da madeira. Usando [Eucalyptus citriodora] Eucalipto Citriodora obteve-se um vão de 20 (vinte) metros para a ponte de uma faixa e um vão de 18 (dezoito) metros para a ponte de duas faixas de tráfgo. Um modelo reduzido de viga armada foi exaustivamente ensaiado e apresentou boa concordância entre os resultados experimentais e do cálculo teórico.
Palavras-chave Método dos esforços. Pontes de madeira. Resistência da madeira. Viga armada

English
Title Not available
Abstract
On a previous study of structural sistems, the trussed beam was considered as a good option for woodem bridges design. This study was developed in three ways: a) Choice and calculus of trussed beam schemes. b) preliminary design of higway bridges, with trussed woodem beams, having one or two lanes, for heavy trucks (Class 36 - ABNT); c) Structural tests on reduce size models. Computation of forces and Influence Lines were developed through the Method of Forces. After the choice of d=the deck sistem, it was followed by the optimization of the beams distribuition. The preliminary design was done by simplified mehtod of computation. All details were carefully studied. Poles having 30 (thirty) centimeters of medium diameter were used. The span of the beams was calculated as function of this diameter, of the geometrical characteristics of the sistem and of the Strenght of the wood. Wsing [Eucalyptus citriodora] gum eucalyptus it was obtained a 20 (twenty) meter span for the single lane bridge and 18 (eighteen) meter span for the double lane bridge. A reduced model of trussed beam was exaustively tested and presented agreement between the experimental and theoretical results.
Keywords Beam schemes. Method of forces. Wood bridges. Wood resistance